01 novembro 2017

A NOTÍCIA DO CANTO INFERIOR ESQUERDO

Diário de Lisboa, edição de Sábado, há precisamente 70 anos: 1 de Novembro de 1947. A notícia em realce no canto inferior esquerdo, ao contrário das outras que compartilham a primeira página, não tem desenvolvimento no interior e nela se lê o seguinte:

«O acordo financeiro luso-britânico Londres, 1 - Deve partir para Lisboa neste fim de semana o subsecretário do Tesouro britânico, Elli Shyphenrees, que vai discutir com o Governo português a situação da balança comercial entre a Inglaterra e Portugal e regularizar a forma de pagamento do respectivo saldo que é grandemente a favor de Portugal.
Nos círculos financeiros britânicos diz-se que a viagem deste alto funcionário tem por objectivo obter a redução da perda das suas reservas-ouro que devem ser pagas a Portugal neste metal nos termos do acordo assinado entre ambos os países, quando o saldo ultrapassar a soma congelada de cinco milhões de libras.»

Raramente tenho visto referido como a força no plano internacional da ditadura portuguesa nos anos que imediatamente se seguem ao fim da Segunda Guerra, assentava na dimensão da dívida que os britânicos tinham assumido para com Portugal durante os anos do conflito. O objectivo da viagem do obscuro senhor Shyphenrees seria precisamente o oposto dos obscuros senhores da troica 65 anos depois. Chegava como pedinte. Isso sim, é uma diferença colossal. Ele haverá as artes da diplomacia mas os saldo dos prosaicos livros da contabilidade interferem decisivamente com as habilidades que os diplomatas conseguem exibir. Se, para os norte-americanos, tudo isso era indiferente e permitiam-se até retratar Salazar como o decano dos ditadores num arremedo de purgar a Europa de todos as ditaduras de direita (abaixo, pode ver-se a capa de uma conhecida edição da revista Time de 22 de Julho de 1946), a imprensa da livre Inglaterra tinha de levar em consideração que acontecia que o decano era também o cobrador de uma conta calada que o seu país não estava em condições de poder honrar nas condições que haviam sido contratadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário