20 agosto 2017

O ECLIPSE AMERICANO

Neste anúncio de um MacDonalds algures nos Estados Unidos profundos, o gerente precavido avisa os seus clientes que os seus empregados irão interromper as suas funções amanhã entre a 1H17 e a 1H20 da tarde, para verem o eclipse solar. Retomarão o trabalho à 1H21. É que amanhã (21 de Agosto) vai haver um eclipse solar sobre os Estados Unidos. E desconfio que amanhã, todos aqueles que consultam a informação, vamos descobrir facilmente isso...
E contudo, um eclipse do Sol é um fenómeno relativamente comum. Costuma haver pelo menos dois eclipses por ano. Há quase precisamente um ano (a 1 de Setembro de 2016, acima), houve um sobre África, enquanto há coisa de meio ano (26 de Fevereiro de 2017) houve um outro atravessando desde a América do Sul até África passando pelo Atlântico Sul (abaixo). E os próximos dois eclipses (em Fevereiro e Julho de 2018) ocorrerão sobre a Antártida.
O que é curioso é apercebermo-nos da repercussão noticiosa que um destes fenómenos pode receber. É expectável que aqueles que têm lugar na Antártida ou sobre o Polo Norte (daqui por um ano, em Agosto de 2018) a tenham muito pouco, por falta de espectadores. Mas, quando o eclipse ocorre nas regiões mais densamente habitadas, é natural que a comunicação social dessas regiões dê relevo ao fenómeno, tanto mais que existirá uma curiosidade natural, nunca saciada, do público.
O que é menos expectável é que as regiões não afectadas pelo eclipse - é o caso da Europa em geral e de Portugal, em particular - possam atribuir um relevo noticioso distinto ao mesmo fenómeno celeste, conforme o local onde ocorre. Alguém ainda se lembra das repercussões noticiosas do eclipse de há seis meses, tanto mais que ele até ocorreu sobre Angola? Pois bem, preparemo-nos para amanhã tirar as dúvidas, se, até nisto, a comunicação social portuguesa (e europeia) não está acriticamente engodada com o que se publica nos Estados Unidos...
PS para os leitores que não consultam os links: Será que a Radio Comercial vai repetir o seu cabeçalho de há seis meses: «Hoje há eclipse solar mas Portugal nem vai dar por isso»?

Sem comentários:

Enviar um comentário