21 abril 2016

OS NUS E OS MORTOS

O facebook acabou de me informar que haviam apagado um dos meus postes porque continha um nu. Um daqueles absurdos: o nu tem por modelo Rudolf Nureyev e foi fotografado há 55 anos por (um pornógrafo como) Richard Avedon - mas continua a ser um nu e isso incomodará a ponto de o censurar. Ou isso do nu não incomoda nada, mas será então o tamanho do badalo de Rudolf Nureyev que incomodará... Uma dessas, pouco interessa. Não se pode exibir no facebook. Perguntaram-me se ficara muito chateado. Não. Mas não me peçam para elaborar sobre o que possa pensar de quem produziu tão sábia decisão. O episódio de censura - não tem outro nome - foi ocasião para me lembrar de uma passagem de Apocalypse Now e de uma citação do Coronel Kurtz:

"We train young men to drop fire on people but their commanders won't allow them to write FUCK on their aeroplanes because... it's obscene."

Nestes episódios surge irremediavelmente a pergunta, tão pertinente quanto impertinente, o que será afinal a obscenidade: o objecto da sanção ou a sanção propriamente dita?

Sem comentários:

Enviar um comentário