01 agosto 2015

A EUROVISÃO E A INTERVISÃO

Reminiscências dos tempos em que as transmissões televisivas à escala continental eram uma raridade, em que por isso eram anunciadas com espavento antes de se iniciarem. Para uma geração (onde me incluo) a imagem acima (a preto e branco para os mais velhos) e o hino que a acompanha ainda hoje será instintivamente prenunciadora de transmissão importante. Mas só para metade da Europa que o continente estava dividido em dois blocos ideológicos, militares, económicos e também televisivos: havia a Eurovisão¹ do lado de e a Intervisão² do lado de . A primeira música ainda hoje se ouve, a outra tornou-se uma curiosidade de museu.

¹ A que pertenciam as emissoras de televisão da Alemanha Federal (ARD e ZDF), Argélia (RTA), Áustria (ORF), Bélgica (BRT e RTBF), Dinamarca (DR), Espanha (TVE), Finlândia (YLE), França (ORTF), Grécia (EIR), Holanda (NOS), Irlanda (RTE), Islândia (RUV), Israel (IBA), Itália (RAI), Jugoslávia (JRT), Luxemburgo (CLT), Marrocos (RTM), Mónaco (RMC), Noruega (NRK), Portugal (RTP), Reino Unido (BBC e ITV), Suécia (SR), Suíça (SRG, SSR e TSI) e Tunísia (RTT). Com excepção da ITV britânica, todas as outras emissoras eram públicas.

² A que pertenciam por sua vez as emissoras da Alemanha Democrática (DFF), Bulgária (BT), Checoslováquia (CST), Hungria (MT), Polónia (TVP), Roménia (TVR) e TSS (União Soviética). Todas elas eram também obviamente públicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário