26 novembro 2014

«AUTOBAHN»

Hesita-se em eleger o tema principal da fotografia antes de nos decidirmos pela auto-estrada cá em baixo onde um automóvel de modelo já antigo – que nos faz dar cerca de 60 anos à foto – se cruza com uma motorizada. A configuração da auto-estrada, com aquela pavimentação de placas de cimento típicas que os mais velhos ainda se lembrarão de ver na nossa A5 antes de se designar por A5, remetem-nos inquestionavelmente para a Alemanha e para as famosas autobahn, alegadamente mandadas construir por Adolf Hitler para dar emprego aos desempregados¹. E, talvez por se descobrir que se está na Alemanha, é nesse momento que o resto da fotografia se desvenda no seu rigor geométrico e estratificado. A modernidade abaixo, um bucolismo laborioso com as colheitas colhidas ao centro, acima um céu de nuvens. É uma porra que as paisagens no resto da Europa, especialmente as do Sul, não possam ser assim tão organizadas. A fotografia é de Georg Oddner.

¹ Na verdade, o programa da sua construção é anterior. A primeira autobahn, entre Colónia e Bona, foi inaugurada em 1932, i.e., antes da chegada dos nazis ao poder.

1 comentário:

  1. Parte das auto-estradas norte-americanas - pelo menos, parte das que eu conheço - também são pavimentadas com estas placas de cimento. Em Portugal, continuamos a encontrar esta placas na actual na A-8, no percurso entre Torres Vedras e Óbidos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.