15 setembro 2014

JINGOÍSMO


Hoje esquecida, a expressão jingoísmo descreve a forma como a opinião pública britânica condicionava a agressividade da política externa do Reino Unido durante o período do seu apogeu vitoriano, no último terço do Século XIX. Jingo é uma palavra substituta de Jesus numa sociedade que, apesar de não se incomodar em mostrar a maior agressividade para com os estrangeiros, gostava de não se considerar blasfema empregando o santo nome de Deus em vão. A expressão by Jingo que acabou por baptizar a doutrina apareceu pela primeira vez numa peça de music-hall composta em 1878, a Canção de Guerra de McDermott (Gilbert H. MacDermott (1845-1901), uma estrela da época). Havia um refrão onde todos o acompanhavam: We don't want to fight, but by jingo if we do, We've got the ships, we've got the men, and got the money too!¹. O refrão continua mas essa outra parte da bravata² e a potência rival que se procurava intimidar no momento (a Rússia) vieram a perder actualidade com a evolução da situação geopolítica: de facto, considerando a letra da canção, é até uma ironia que Rússia e Inglaterra viessem a lutar como aliados em qualquer dos dois grandes conflitos mundiais do Século XX. Porém, mais do que uma mera rivalidade com qualquer dos outros nacionalismos europeus, o jingoísmo era uma atitude: num pub, junto ao piano, com uma caneca de cerveja na mão, o animador do serão encarregava-se de mais uma proclamação da superioridade britânica escorando as convicções e encorajando a sede dos clientes. Esta evocação do jingoísmo pareceu-me pertinente como pretexto para perguntar por onde andará ele nos dias que correm...

¹ Não queremos entrar em Guerra mas, meu Deus, se tiver que ser, temos os navios, temos os homens e também temos o dinheiro!
² We've fought the Bear before, and while we're Britons true, The Russians shall not have Constantinople – Já antes combatemos o Urso (a Rússia) e enquanto nos mostrarmos verdadeiros bretões, os russos nunca ficarão com Constantinopla (Istambul).

Sem comentários:

Enviar um comentário