14 julho 2014

A PEQUENA HISTÓRIA DO PARAQUEDAS DE NYLON

A História da Segunda Guerra Mundial é feita predominantemente de protagonistas masculinos mas, duvido que mesmo aqueles que se dedicam à procura delas seleccionassem Adeline Gray para constar duma galeria das heroínas esquecidas daquele conflito. Contudo em 1942, aquela jovem norte-americana de 24 anos do Connecticut foi a primeira pessoa a ensaiar um paraquedas feito em nylon. Haviam-se passado seis meses após o ataque japonês a Pearl Harbor, Adeline era a única mulher a possuir o brevet de paraquedista no estado e, com os homens mobilizados, terá sido escolhida só pela dificuldade em encontrar um paraquedista homem.
O nylon fora descoberto nos laboratórios da DuPont norte-americana em Fevereiro de 1935. Fora a primeira fibra têxtil a ser sintetizada artificialmente mas os anos subsequentes foram dispensados mais a descobrir aplicações para o seu emprego do que propriamente a responder às solicitações que a nova descoberta suscitara. Até à entrada dos Estados Unidos na guerra, o produto em nylon mais popular eram... as meias de senhora. Porém, um dos produtos que passou a estar em falta com a guerra foi a seda, produzida sobretudo na Ásia que se encontrava sobre controlo japonês, e que era matéria-prima indispensável para a feitura de paraquedas.
A aprovação do paraquedas em nylon da DuPOnt pelas autoridades militares em consequência do sucesso do teste de Adeline Gray (acima) desbloqueou não apenas o problema logístico da escassez de seda para o feitura dos paraquedas para os pilotos de aviação mas também deu um outro potencial à dimensão das operações aerotransportadas: a Operação Overlord que veio a ter lugar em 6 de Junho de 1944 iniciou-se com o lançamento simultâneo de 16.500 paraquedistas aliados sobre a Normandia. Note-se que, por coincidência, o teste de Adeline tinha tido lugar a 6 de Junho de 1942, uns escassos (mas precisos) dois anos antes da Operação…
Mas em todas as fotografias da propaganda Aliada publicadas naquela altura (como a de cima), não há nenhuma pista que nos indique como no princípio da cadeia daquele alinhamento de soldados garbosos haverá uma moça corajosa que se dispusera a ensaiar um paraquedas feito num tecido sintético que até aí só fora testado com bonecos atirados de um avião em voo…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.