17 junho 2014

COMO VAI ISSO DE AMORES?

O Ultra Brait foi um dentífrico que teve uma passagem meteórica pelo mercado português uns poucos anos depois do 25 de Abril. Hoje estão tão justamente esquecidas as qualidades do produto como injustamente está esquecido um dos anúncios televisivos da sua promoção, onde aparecia um jovem Herman José. A mensagem do anúncio é estúpida, como se esperaria da promoção a um artigo de consumo, prometendo uma vida sentimental bem-sucedida a quem passasse a usar o dentífrico. Mas o que o podia ter tornado memorável, digno de nota, foi aquela primeira parte em que Herman José responde evasivamente cantarolando à pergunta precisa que surge em off:

- Como vai isso de amores? Na época em que os políticos ainda andavam a aprender a exprimir-se em televisão e os telespectadores andavam a aprender a escarnecer dos mais desajeitados, a cantilena posada e canhestra de Herman José não se distinguia muito de certas respostas com que alguns entrevistados de programas políticos se tentavam evadir às perguntas mais incómodas. Houvesse justiça na Terra e a Ciência Política portuguesa teria sido enriquecida com o ensinamento: não tentes iludir a pergunta ao estilo do anúncio do Ultra Brait. E andaria provavelmente um jovem politólogo a fazer flores explicando o que fora o Ultra Brait assim como o Vasco o fez com o Maneta.
Sendo a vida como é, fica a tarefa reservada a este blogue, que o assunto é até demasiado apalermado para uma tese de mestrado…

Sem comentários:

Enviar um comentário