25 janeiro 2014

OS PAPAS COM OS SEUS SUCESSORES

Este poste é apenas um encadeamento de coincidências curiosas: fotografias dos sucessivos papas acompanhados daquele que viria a ser o seu sucessor.
Nesta primeira fotografia, é Pio X (1835-1914), que foi o primeiro Papa a ter sido eleito no Século XX (1903), numa cerimónia em que consagra como bispo aquele que lhe viria a suceder como Bento XV (ao centro, de báculo).
Excepcionalmente, e porque não encontrei nenhuma fotografia em que aparecesse Bento XV (1854-1922) simultaneamente com o que foi o seu sucessor imediato Pio XI, insiro esta fotografia onde ele consagra o sucessor deste, Pio XII.
Porém, as fotografias de Pio XI (1857-1939) acompanhado de Pio XII são felizmente muito mais fáceis de encontrar, porque o segundo pertenceu à Cúria Romana. Note-se o aspecto de aluno aplicado junto do mestre do futuro pontífice.
E observe-se a diferença da sua atitude para esta fotografia onde o mesmo Pio XII (1876-1958) aparece acompanhado daquele que viria a ser João XXIII. A mesma pose, de mãos cruzadas, não disfarça a diferença de personalidades.
Na fotografia seguinte, em que João XXIII (1881-1963) está a ser cumprimentado pelo futuro Paulo VI, a deferência do Papa para com o seu interlocutor parece tornar difícil distinguir quem será o pontífice, quem será o cardeal…
Em contraste, parece existir uma verdadeira convivialidade descontraída neste instantâneo em que Paulo VI (1897-1978) conversa com aquele que lhe sucederia como João Paulo I.
E o mesmo acontece nesta outra fotografia, tirada provavelmente muito pouco tempo depois da eleição de João Paulo I (1912-1978), quando o futuro João Paulo II o cumprimenta.
Mas já não acontece na seguinte, onde João Paulo II (1920-2005) aparece acompanhado do futuro Bento XVI numa relação mestre discípulo semelhante à que se viu mais acima entre Pio XI e Pio XII.
Finalmente, uma fotografia reunindo Bento XVI (1927-    ) e Francisco (1936-    ), quando ainda do pontificado do primeiro, o único – e raro – caso em que o antecessor presenciou a eleição de quem lhe sucedeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.