31 dezembro 2013

GRANDES E PEQUENOS ACIDENTES ou O FERIDO EM COMBATE

Não quero despedir-me de 2013 sem assinalar o contraste informativo da forma como se podem noticiar os grandes e os pequenos acidentes. Por um lado, houve o do antigo piloto Michael Schumacher que, começando por ser noticiado de forma anódina, se veio a revelar muito sério, mesmo de consequências possivelmente fatais. E, em contraste, houve o do ainda ministro José Pedro Aguiar-Branco que, conforme se pode ler na notícia acima foi-nos desde logo apresentado em toda a sua gravidade: uma lesão muito grave do tecido ósseo (…) que requer especiais cuidados e acompanhamento médico. Tudo isto por causa de uma fractura do perónio, que nem sequer requereu a imobilização com gesso. Nem se imagina como Paulo Pinto de Mascarenhas, o jornalista ao serviço da causa, descreveria a condição de Aguiar-Branco se a fractura tivesse sido no fémur ou na tíbia, os dois principais ossos dos membros inferiores… Enquanto Michael Schumacher luta pela vida, José Pedro Aguiar-Branco exibe mediaticamente (cortesia do Correio da Manhã e de Paulo Pinto de Mascarenhas) a sua condição de ferido em combate.

Adenda de 22/01/2014: É interessante ver o contraste do conteúdo noticioso desta acima com uma outra notícia posterior, de um atropelamento de que resultou a fractura do fémur, uma intervenção cirúrgica e um período de imobilização previsível de dois meses e meio: ...o bom é que ele não se feriu gravemente. - chegou a comentar o ortopedista que assistiu o atropelado. Este Paulo Pinto de Mascarenhas mais o ministro da Defesa são mesmo uns piegas, umas amélias. características que lhes devem conferir muita popularidade na pasta em causa...

2 comentários:

  1. Há dias, o mesmo pasquim, titulava uma entrevista ao omnipresente "presidente" dos professores desta maneira:
    Mariano Gago não tem condições para continuar.
    O bigode do professor deve ter ficado arrepiado e eu também com tal despenteio.
    Bom ano de 2014 para si.

    ResponderEliminar
  2. Não sei quem foi o jornalista responsável por essa pérola da informação a que se refere, Fernando Frazão mas, no caso que citei do mesmo Correio da Manhã, há o valor acrescido de se conjugar a reputação do jornal com a do jornalista.

    Bom Ano de 2014 também para si, Fernando Frazão.

    ResponderEliminar