15 outubro 2013

«BLINDED BY THE LIGHT»


Passaram-se décadas até eu descobrir que o Blinded by the Light que eu conhecera como sucesso dos Manfred Mann era afinal um original de Bruce Springsteen. Ainda hoje mantenho o mesmo carinho nostálgico pela música na versão que conheci originalmente (acima), mas o facto de se tratar de um cover passou a exprimir um outro conceito por causa daquela minha descoberta: a capacidade de, pegando numa obra original, através de retoques subtis (como a letra ou os arranjos musicais), conseguir torná-la em algo que se torna muito mais agradável para o que se pensa ser o gosto da assistência. Tenho-me lembrado ultimamente do processo, cada vez que Paulo Portas aparece institucional nas televisões a anunciar em meias-verdades as medidas de austeridade. Usando o título original da canção para um trocadilho em inglês sobre os retoques brilhantes que Portas adiciona às suas comunicações: We’re being blinded by the light¹

¹ Estamos a ser cegados pela luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário