30 agosto 2013

LILLE EM COR LILÁS

Lille é uma daquelas cidades naturalmente descoloridas, a começar pelo clima (situa-se no Norte de França) responsável por um céu consistentemente enevoado, a continuar pela atmosfera enevoada e fuliginosa da sua cintura industrial para terminar pelos telhados de ardósia negra tão característicos da França setentrional. Na canção abaixo de Gerard Lenorman (Lilás), onde ele evoca uma antiga namorada de infância que o marcara pela exuberância¹ simbolizada pela cor lilás, que contrastava com o ambiente soturno do que os rodeava, não há nenhuma referência explícita a Lille, mas, porque faz algum sentido, sempre me deu um certo gosto fazer esta associação especulativa².


¹ J'ai dans le coeur des rues sans fin
Lilas, lilas
Une odeur de pluie sur la peau
D'une petite fille au sang chaud

J'ai sur la langue un rouge à lèvres
Lilas, lilas
Au goût spécial de framboise
Et il pleut sur les ardoises noires
De cette ville couleur lilas

Si j'ai oublié d'aimer un jour
Tous les lilas et les tambours
De l'enfant de l'amour
J'aimerais bien refaire un tour
Sous les soleils mouillés lilas
Qui jaillissaient des toits

J'ai dans le coeur des tramways bleus
Lilas, lilas
Et l'électricité des jours heureux
Dans les signaux brumeux

Les tramways vieux qui m'emmenaient
Lilas, lilas
A la grande gare de la nuit
Et je regagnais mon lycée gris
Et mes amantes et mes amis

Si j'ai oublié d'aimer un jour
Tous les lilas et les tambours
De l'enfant de l'amour
J'aimerais bien refaire un tour
Sous les soleils mouillés lilas
Qui jaillissaient de moi

J'ai sur la langue un rouge à lèvres
Lilas, lilas
Au goût spécial de framboise
Et il pleut sur les ardoises noires
De cette ville couleur lilas.

² Tanto mais que Lenorman não nasceu nem nunca viveu em Lille.

Sem comentários:

Enviar um comentário