01 janeiro 2013

OS MOUNTBATTEN COM OS PROTAGONISTAS DA PARTIÇÃO DA ÍNDIA

Entre 1858 e 1947 houve 24 Vice-Reis da Índia Britânica. Lord Louis Mountbatten foi o último deles e ocupou o cargo por uns escassos 16 meses mas a maioria esmagadora das fotografias de Vice-Reis britânicos que agora aparecem disponíveis na internet são dele, muitas vezes acompanhado da mulher Edwina. Associadas a algumas, podem-se contar pequenas histórias particularmente interessantes.
Há uma em que o casal rodeia Muhammad Ali Jinnah, o dirigente da Liga Muçulmana, depois de mais uma sessão de conversações infrutíferas. Segundo o testemunho de Mountbatten, Jinnah estaria a contar que Edwina ficasse entre os dois homens na fotografia protocolar e preparou por isso um comentário cortês para a ocasião dizendo: Ah, uma rosa entre dois espinhos. As circunstâncias alteraram-se mas a frase escapou-se-lhe
Estas ocasiões protocolares eram boas demais para que os astutos políticos indianos não as aproveitassem. Este instantâneo - nota-se a sombra do flash do fotógrafo na túnica branca - capta o momento em que Gandhi se apoia no ombro da Vice Rainha da mesma forma que o costumava fazer com as suas sobrinhas em público. O gesto de Gandhi só pretende passar por espontâneo mas a expressão desconfortável de Edwina sê-lo-á realmente.
Uma das mais famosas fotografias do casal, com Jawaharlal Nehru, é de Henri Cartier-Bresson. A alegria cúmplice que Nehru partilha com Edwina (e de que o Vice-Rei parece alheado…) terá uma segunda leitura já que circulavam rumores – que se vieram a confirmar posteriormente… – que os dois estariam envolvidos num romance. Uma outra fotografia da mesma cena mostrando Pamela, a filha do casal, evidencia essa intenção…

Sem comentários:

Enviar um comentário