20 novembro 2012

WOLF A MINISTRO DAS FINANÇAS



Para quem se lembrar de Pulp Fiction, um bom ministro das finanças tem que funcionar como o Wolf (Harvey Keitel). Para quem não se lembrar espalhei pelo poste alguns vídeos com os momentos mais significativos do episódio, que começa quando um dos dois assassinos, Vincent (John Travolta), rebenta inadvertidamente…


…os miolos de um comparsa numa corriqueira viagem de automóvel. Assim começa uma encrenca para os dois executores (o outro chama-se JulesSamuel L. Jackson), passeando-se em pleno luz do dia dentro de um carro exuberantemente ensanguentado ainda por cima com um cadáver decapitado lá dentro.


Mesmo antes da sua aparição, só a referência ao nome do Wolf parece ter o condão de misteriosamente sossegar os espíritos, a que se juntou o de Jimmie (Quentin Tarantino), o dono da casa onde apressadamente os outros dois haviam escondido o carro. Diga-se, de passagem, que me recordo que a última meia dúzia…


…de ministros das finanças em Portugal foram acolhidos de início com aquelas mesmas expectativas e deferências que as mostradas para com o Wolf – Sousa Franco, Pina Moura, Oliveira Martins, Manuela Ferreira Leite, Bagão Félix, Campos e Cunha, Teixeira dos Santos, Vítor Gaspar – de qualquer das vezes é que era…


O Wolf lá apareceu em casa de Jimmie, seguro de si e informado, impôs-se, deu as suas ordens mas quem faça um balanço depois de ele desaparecer de cena ao volante de um carro semi limpo, mascarado com mantas coloridas a tapar o sangue e o cadáver na bagageira, apercebe-se que Wolf fez muito pouco além de...


…dar ordens e fazer-se respeitar. Respeito! Quando ontem Vítor Gaspar (Vítor Gaspar) se apresentou para comentar os resultados a sexta avaliação da troika já traz consigo um histórico de previsões estrondosamente fracassadas. Que respeito suporá ele que se atribui às suas previsões para as variáveis macro em 2013 ou 14?


16,4% de taxa de desemprego? Recuperação do crescimento a partir do segundo trimestre de 2013? Ou, como pergunta um amigo meu, se ele se considera tão bom com os números porque é que não se dedica a adivinhar os do totoloto para financiar o deficit?

1 comentário: