23 novembro 2012

AFRICA FOR NORWAY


Desde que por ocasião do sétimo aniversário deste blogue, tive oportunidade de ler um amável poste de congratulações de um leitor regular oriundo da Noruega, onde faz, entre várias referências amáveis, outras complementares a um poste meu referente ao país onde vive, que me sinto um pouco em falta para retribuir com algo dedicado precisamente à Noruega. Até hoje, em que insiro um vídeo do youtube – a criatividade não foi portanto minha, apenas a selecção – que se intitula Africa For Norway – embora a Noruega não seja essencial para a história…

Trata-se de uma campanha de angariação de radiadores em países africanos (por isso baptizada de Radi-Aid) para serem enviadas para auxílio dos habitantes dos países nórdicos como a Noruega, de que são mostradas imagens muito de passagem e quando se verificam situações climatéricas horríveis. Para complemento, alguns cantores beneméritos reúnem-se para interpretar uma canção pela causa, à semelhança doutras conhecidas. A ironia, quando bem conseguida como é o caso, até dispensará a tradução das legendas que estão em inglês.

Feita numa montagem de imagens seleccionadas é possível transformar o que se quiser naquilo que se quiser, dar a aparência de uma Sibéria remota ao país com o maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do Mundo. Creio que todos percebemos (mesmo sem entender as legendas) que o vídeo não se tratará de uma manifestação de ingratidão da parte de quem recebe auxílio externo. Por estes dias, com Portugal resgatado, nós também andaremos muito sensíveis para o cuidado que é preciso dispensar ao amor-próprio daqueles que são auxiliados

Sem comentários:

Enviar um comentário