19 outubro 2012

PYRAMIDEN

As cidades fantasmas tradicionais das histórias costumam situar-se no velho Oeste americano, são o resultado do fervor súbito por um minério nobre – o ouro, de preferência – que se localizam normalmente num filão que se vem a revelar escasso e que rapidamente se esgota. De todos essas características lendárias, Pyramiden (acima, à direita, o monumento da cidade) apenas cumpre a de ser uma genuína cidade fantasma.
Pyramiden (Пирамида no original) foi uma cidade russa/soviética localizada no Arquipélago de Svalbard, junto ao círculo polar árctico (vejam-se os mapas acima), que chegou a contar com cerca de um milhar de habitantes que trabalhavam à volta de uma concessão mineira…mas de carvão. Instalada em território norueguês mas explorada por soviéticos a cidade era simultaneamente uma vanguarda do império soviético e um mostruário do socialismo.
É assim que, apesar de a cidade ter sido abandonada em 1998, ainda se podem encontrar nas paredes que o tempo congelou cartazes demonstrativos de uma rivalidade confrontacional de guerra-fria, como este soldado soviético que apela em várias línguas: Para Oeste! Muito melhor que isso, não há como um busto de Lenine bem preservado deixado para trás para nos evocar o sabor especial do socialismo dos bons velhos tempos
Mas os poucos anos pós-soviéticos ainda foram suficientes para que a cidade gelada se enfeitasse com os símbolos esquecidos e recuperados da Rússia eterna, a de Ivã-o-Terrível e de Pedro-o-Grande. Ao fundo, mesmo defronte do Lenine mais setentrional da Terra, pode reconhecer-se um urso polar que se passeia orgulhoso pelo topo do Mundo com a paisagem árctica por detrás - como que questionando Lenine se a sua ideologia será indispensável para o destino imperial da Rússia.

Sem comentários:

Enviar um comentário