04 outubro 2012

AS 25 FREGUESIAS DE PONTE DA BARCA

Estou convencido que será tudo menos inocente o destaque dado hoje pelo Correio da Manhã à decisão da Assembleia Municipal de Ponte da Barca para que não se extinguisse nem fundisse nenhuma das 25 freguesias que compõem o concelho. Segue-se a fundamentação: a reforma, que se afigura desajustada, não serve a vontade dos cidadãos de Ponte da Barca, colocam em causa a coesão concelhia e não se perspectivam quaisquer vantagens, económicas, financeiras ou outras, quer para as populações, quer para o país. Isto, há que dizê-lo porque os tempos não estão para pruridos ou eufemismos, é uma conversa de merda.
Observemos então com algum detalhe este concelho de Ponte da Barca mais as suas 25 freguesias como exemplo dos anacronismos administrativos defendidos pelo lóbi autárquico que este governo, prometendo, afinal não tem coragem de enfrentar. De acordo com os dados oficiais do último censo populacional em 2011 Ponte da Barca tinha 12 061 habitantes. Confronte-se isso com o facto de nas eleições legislativas desse mesmo ano estarem ali registados 14 432 eleitores… Algum milagre da gestão autárquica permitiu criar este excesso de 20% de eleitores fantasmas¹ que acarta consigo lugares extra na vereação e na representação.
Não surpreenderá que, dado esse carácter disperso e difuso do eleitorado potencial (haverá algum de entre os excedentários que ainda residirão no concelho mas que terão tido dificuldades em se deslocarem do cemitério até à secção de voto…), a afluência às urnas nessas eleições que conduziram à constituição da actual maioria fosse inferior a metade da possível - 47,91% - o que correspondeu a 6 915 votantes. Comprove-se que a coligação no poder ganhou em Ponte da Barca com 57,56%. As populações em nome das quais não se perspectivam quaisquer vantagens, etc. deram nessa altura uma maioria inequívoca aos partidos do actual executivo.
Mas não estarão dispostos a que lhes mexam nas suas queridas freguesias. Registe-se, para referência, que nessas eleições houve 276,6 votantes em média (6915/25) por cada uma das 25 freguesias de Ponte da Barca. Comparemos então esses números com uma discretíssima freguesia urbana, a de Barcarena (gostei da semelhança dos nomes…) do concelho de Oeiras nos arredores de Lisboa: houve aí mais votantes (7 307) do que em todo o concelho de Ponte da Barca… O facto não surpreenderá se soubermos que os dados do censo já referido acima demonstram que a população da freguesia (13 861) é superior à do concelho minhoto.

Haverá centenas de exemplos como Ponte da Barca…e milhões em despesas supérfluas para sustentarem esse aparelho administrativo desnecessário: a questão das distâncias é hoje marginal. O lóbi autárquico controla as concelhias dos partidos e estes, quando no poder, não conseguem reformar administrativamente o país porque isso implicaria que se reformassem a si próprios. Isso não fazem, a não ser que… a classe média urbana, a que agora se lhe está a ir aos bolsos, não se disponha a contribuir mais para a preservação, entre outras coisas, deste retrato bucólico de um Minho saído das páginas de Júlio Dinis.
¹ Admitindo que até os jovens, crianças e bebés de Ponte da Barca também sejam eleitores…

Comentário adicional: no vídeo, note-se a indignação (aos 0:18) de um autarca que será muito provavelmente social-democrata  (pela forma familiar como se dirige a Miguel Relvas), num discurso consistente com a atitude de quem se sente atraiçoado por uma cumplicidade partidária que não lhe está a ser retribuída...      

2 comentários:

  1. Ah, pois é. Aquele Portugal profundo e dos "bons" valores.

    ResponderEliminar
  2. Não tenho capacidade para colaborar com vocês nesta página . Faltam-me estudos aos quais não tive direito
    Hoje é tarde estou perto dos 75 anos, mas gosto de ler e aprender

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.