24 outubro 2012

A «WEATHERGIRL» DO VIETNAME

Atendendo à qualidade técnica da imagem e ao estilo da roupa da apresentadora, é possível datar o instantâneo da transmissão televisiva acima da década de 1960. E uns conhecimentos adicionais de geografia permitem identificar no quadro por detrás dela as fronteiras rectilíneas dos estados da região das grandes planícies centrais dos Estados Unidos. Porém, a emissora de televisão que assim anunciava o boletim meteorológico dos Estados Unidos por acaso estava sediada em Saigão... no Vietname do Sul. A emissora até tinha uma designação típica de estação de televisão local americana, como as havia às centenas nos Estados Unidos, uma associação de três a seis letras de que quase ninguém compreendia o significado: aqui a sigla era AFVN-TV.

Mas, enquanto a AFVN Radio se veio a tornar mundialmente conhecida por causa dos delírios de Robin Williams no filme Good Morning, Vietnam (acima), a AFVN-TV ainda permanece injustamente na sua sombra. A característica mais marcante desta estação era o proprietário – as forças armadas norte-americanas – e a sua audiência – os militares então destacados no Vietname do Sul – os que conseguissem captar as emissões… É que, num país carente do terceiro mundo como era o Vietname do Sul, não deixa de constituir um paradoxo que as emissões de televisão tivessem arrancado em Fevereiro de 1966 e que, na substituição das torres emissoras e retransmissoras ainda por construir, a emissão do sinal fosse assegurada por aviões voando em círculos durante essas horas…
O sucesso da AFVN é comprovado pela sua quota-parte de atentados com que o Vietcong o mimoseou: na véspera de Natal de 1964; precisamente dois anos depois em 1966, a 3 de Maio de 1968, etc. Por outro lado, a AFVN-TV ia-se afirmando como um canal de televisão de um formalismo militar, mas muito sui-generis, sobretudo no estilo destinado a animar a malta, onde a curtíssima mini-saia da menina da meteorologia (Weathergirl), que se pode apreciar nestas fotografias (ela chama-se Bobbie Keith), gerava compreensivelmente muito mais popularidade do que qualquer outro apresentador… Pormenor curioso (ou talvez não…): a parte mais apreciada da sua apresentação era a referente ao tempo que fizera e iria fazer nos Estados Unidos propriamente ditos…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.