20 julho 2012

TRIESTE, O NACIONALISMO E O CAPITALISMO

Trieste é uma cidade portuária na costa adriática. A sua localização geográfica fez dela o porto natural para todos os vastos territórios das várias Coroas dos Habsburgos (acima). Isso fazia com que, no quadro do Império Austro-Húngaro, Trieste fosse a sua quarta maior cidade – depois das metrópoles de Viena (alemã), Budapeste (húngara) e Praga (checa).
Embora de composição cosmopolita, a maioria da população de Trieste era, porém, italiana, uma nacionalidade que possuía uma pátria alternativa desde a unificação de Itália em 1861. A complicar mais a situação, Trento situava-se numa zona de fronteira entre as populações que empregam línguas latinas (a Ocidente) e as que usam idiomas eslavos (a Oriente).
No fim da Primeira Guerra Mundial (1918), o Império Austro-Húngaro desagregou-se e Trieste foi anexada pela Itália para grande júbilo dos triestinos de cultura italiana. Nos 35 anos seguintes as fronteiras sofreram várias modificações (abaixo). Entre 1947 e 1954 Trieste chegou a ser um Estado Livre. O traçado fronteiriço actual só ficou definido em 1954.
Porém, tornando-se italiana, Trieste perdeu todo aquele hinterland económico do centro da Europa que fora a origem da sua prosperidade. Surpreendente pela ideologia liberal em voga nos dias que correm, aqui o nacionalismo prevaleceu sobre o capitalismo, embora a cidade tenha pago isso com a sua decadência: a sua população actual é inferior à de há cem anos (abaixo).           

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.