26 dezembro 2011

O MAPA DA CRISE

Este mapa da futura crise do Euro é, pelas omissões que contém, um excelente exemplo do carácter selectivo e orientado de como o problema das dívidas dos países da zona Euro se tem vindo a desenvolver. Nele, entre as menores economias da zona Euro, a luxemburguesa não é avaliada – está lá um buraco negro no lugar do país – e as maltesa e cipriota – ambas ilhas do Mediterrâneo – nem sequer aparecem no mapa – ficaram esquecidas!

Houvesse objectividade nos critérios que desencadearam a crise e Malta (com um deficit esperado de 3,5% para este ano) e sobretudo Chipre (onde ele ultrapassará os 6%) já teriam objecto da atenção dos mercados, das agências de rating e das parangonas da informação.

Felizmente para eles, a sua pequenez (Malta tem 420 mil habitantes e Chipre 800 mil) protegê-los-á dos holofotes da atenção mundial, ao contrário do que acontece com a Grécia, a Irlanda, Portugal ou a Itália. E, não tivesse ele cavado aquele descomunal poço financeiro, por esta vez, Alberto João Jardim e a Madeira teriam vantagens objectivas em ser um país independente…

Sem comentários:

Enviar um comentário