21 dezembro 2011

A ESPECIFICIDADE HÚNGARA

Entretanto, longe dos holofotes mediáticos, a questão do plano de auxílio financeiro que foi solicitado pela Hungria em Novembro passado prossegue, cheio de vicissitudes – no passado dia 16, as delegações do FMI e da EU suspenderam as negociações. O exemplo húngaro – as finanças públicas entraram em derrapagem mas a Hungria não pertence à zona Euro – tem passado desapercebido porque não interessará a nenhuma das partes usá-lo no grande debate político que se trava na União. De resto, os húngaros sempre apreciaram considerar-se um caso à parte dos vários casos peculiares da Europa central.
Existe uma história de um suposto diálogo entre um diplomata húngaro e um seu homólogo norte-americano contado por Galeazzo Ciano (abaixo), o perspicaz ministro dos negócios estrangeiros de Itália durante os anos iniciais da Segunda Guerra Mundial, que nos diz muito sobre essas peculiaridades. Estava-se nos finais de Dezembro de 1941 (cumprem-se agora 70 anos) e, no encadeamento de Pearl Harbour, a Alemanha tomara a iniciativa de declarar guerra aos Estados Unidos, arrastando atrás de si as declarações dos seus aliados europeus, onde se contava a Hungria – a 13 de Dezembro de 1941.

Naqueles poucos dias de transição até à ruptura efectiva, um membro do departamento de Estado que fora colocado em Itália e agora iria ser repatriado, ignorante dos detalhes políticos do continente como todos os norte-americanos têm a reputação de ser, tentava perceber numa conversa com o encarregado de negócios húngaro qual fora a lógica diplomática que levara a Hungria àquele gesto:

- A Hungria é uma República?
- Não, é uma monarquia.
- Com um Rei?...
- Não, com um Almirante.
- Que comanda a vossa frota?
- Não temos frota. O nosso país já não tem saída para o Mar.
- Então vocês têm reclamações territoriais.
- Claro!
- Contra a América?
- Não.
- Contra a Inglaterra?
- Não.
- Então contra a Rússia?
- Também não.
- Então contra quem?
- Sobretudo contra a Roménia.
- Então vão declarar guerra também a Roménia!
- Não, que esses são nossos aliados…

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.