18 novembro 2011

O SÍMBOLO QUÍMICO DA ÁGUA

A revista Sábado promoveu um daqueles inquéritos cujas conclusões se pretendem arrasadoras quanto à cultura geral dos nossos estudantes universitários. Para isso há que partir para o terreno e fazer dezenas de entrevistas até se alcançar a massa crítica de asneiras que permita montar um vídeo corroborando a tese (acima). Até aqui nada de novo. Acontece porém que os modernos meios de comunicação permitem que as vítimas, que outrora ficavam sem possibilidade de resposta, o consigam fazer agora…

Assim, além de vídeos demonstrando a manipulação – seleccionou-se apenas uma das respostas erradas de quem tinha acertado 7 das 10 perguntas – as próprias perguntas podem ser sujeitas ao mesmo escrutínio feroz das respostas, mostrando que a jornalista, e porventura o resto da redacção da Sábado, parecem ser de calibre equivalente ao dos universitários… é que a água é um composto e não um elemento químico; como tal não tem símbolo químico mas uma fórmula que associa o hidrogénio e o oxigénio (H2O).

Olha se em vez de só 10, eles na Sábado se pusessem a fazer mais perguntas. Em quantas outras se espalhariam também ao comprido?...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.