02 outubro 2011

O SUPERLATIVO DE HUGH LAURIE


Já aqui me referi às caricaturas imortais de Hugh Laurie, um actor cómico excepcional na dupla Fry & Laurie, antes desta encarnação de Dr. House que o tornou mundialmente famoso. No caso foi uma daquelas interpretações carregadas de um patriotismo norte-americano desmesurado; aqui é uma paródia – inspirada descaradamente em Bob Dylan¹, como se percebe acima – daqueles cantores baladeiros que interpretam as letras das suas canções com muita convicção mas cujo conteúdo, se analisado, é desprovido de grande substância.

Aqui terminaria o poste não se tivesse dado a curiosidade de ter descoberto que outro baladeiro, este nacional e autor de blogue, tinha já inserido um poste a respeito desta paródia de Hugh Laurie, aproveitando para criticar os artistas sempre tão carregados de “causas”, mas a quem faltam, ostensivamente, as soluções (sic). Incidentalmente, lembrei-me das soluções que o referido baladeiro nos propunha nos seus tempos felizes (no vídeo de cima²), bem como da paródia que Herman José fez a esse seu estilo em Herman Enciclopédia (no de baixo).

Mas o mais engraçado é o enfoque que entre os comunistas ainda se quer dar à inexistência de soluções alheias, na assunção, presume-se, que eles têm ainda alguma, mesmo depois de 72 anos de regimes (1917-89) que culminaram com o fiasco colossal do Socialismo… É muito mais requintado que o humor de Hugh Laurie... No filme Adeus Lenine! (abaixo), comenta-se que nos exíguos 79 m² do apartamento dos protagonistas em Berlim-Leste, DDR lebt weiter. E a RDA continua também a (figurativamente) existir nas (necessariamente menores…) cabeças deles…

¹ Mas que creio não destoará atribuída, por exemplo, a John Lennon quando canta All we are saying is give peace a chance (Tudo o que dizemos é para darem uma oportunidade à paz). A quem se dirige especificamente Lennon e de que forma é que a oportunidade de que fala se concretizaria?
² Os trabalhadores partem alegremente para o campo pela manhã, cantando de enxada ao ombro, lembrando uma Heidi em versão comunista, para sachar nos sítios em que os dirigentes da UCP os mandam…

2 comentários:

  1. Brilhante o post, o Hugh Laurie,,o Herman e p Good-bye Lenine

    ResponderEliminar
  2. Já agora, não esquecer Raul Solnado, se calhar o primeiro baladeiro. Foi no Zip-Zip, com uma música que se chamava, creio eu, A Linha (que desalinha e não alinha, etc. e tal).

    ResponderEliminar