29 setembro 2011

FOTOGRAFIAS DA «OSTPOLITIK»

A fotografia que acabou por melhor simbolizar a aproximação da República Federal da Alemanha aos países de Leste protagonizada pelo chanceler Willy Brandt entre 1969 e 1974 será certamente a da ocasião em que ele, depois de depor uma coroa de flores, se ajoelhou junto ao Monumento erigido ao Levantamento do Gueto de Varsóvia de 1943. Estava-se a 7 de Dezembro de 1970.
Mas há muitas outras fotografias muito interessantes dessas iniciativas de aproximação a que depois se veio a dar o nome geral de Ostpolitik. O primeiro encontro que Willy Brandt tivera com um dirigente do Leste tivera lugar nove meses antes, em 19 de Março de 1970 e foi logo com o seu homólogo da República Democrática Alemã, Willi Stoph, numa cidade do território desta última: Erfurt.
Num episódio então discretamente abafado, formou-se uma multidão no largo junto ao Hotel onde Willy Brandt estava instalado, aclamando exuberantemente Willy, num daqueles trocadilhos deliberados e facilmente perceptíveis, dada a coincidência do primeiro nome dos dois políticos alemães. Foi muito reflectidamente que Willy Brandt lá acabou por se dispor a aparecer a uma janela…
Estava-se ainda numa fase embrionária da aproximação e o desejo sincero de Brandt seria o de evitar quaisquer incidentes que pudessem perturbar a sua manobra diplomática. Ela continuou com nova reunião dois meses depois (21 de Maio de 1970), agora na cidade de Kassel em território da Alemanha Federal. Nessa ocasião, a preocupação de Willy Brandt e do seu governo era precisamente a oposta.
Porém, as manifestações que acolheram Willi Stoph constituiam um caleidoscópio de opiniões várias, desde o cartaz que o culpava dos 365 mortos que o Muro de Berlim causara desde 1961 (à esquerda) à solidariedade inequívoca manifestada pelo cartaz do Partido Comunista (DKP) ao lado, em que se pergunta E agora? (Und nun?), pelo reconhecimento internacional da Alemanha Democrática.
Os encontros terão sido suficientemente bem sucedidos para terem servido de referência a um certo padrão estético. Quando Helmut Schmidt, o chanceler sucessor de Willy Brandt, visitou a Alemanha Democrática em Dezembro de 1981 já foi recebido por Erich Honecker, o verdadeiro líder do país, porém a estética das fotografias protocolares permanecia essencialmente a mesma (acima e abaixo).
Contudo, os alemães orientais haviam aprendido algo. Schmidt, que apreciava muito arte expressionista, manifestou o desejo de visitar Güstrow, cidade que fora a residência do escultor Ernst Balach (1870-1938). Não se lhe podia dizer que não mas, para evitar o que acontecera em Erfurt com Brandt, a cidade foi selada do exterior e formou-se o comité de recepção que a fotografia mostra…
Contribuindo certamente com a sua sensibilidade artística (mas agora da escola surrealista), os responsáveis pelas manobras que interditaram a cidade durante a presença de Helmut Schmidt deram àquelas o nome maravilhosamente dialéctico de Operação Diálogo...

Sem comentários:

Enviar um comentário