13 agosto 2011

UM EPISÓDIO OLIVEIRA CASCA

Oliveira Casca é uma personagem da galeria do programa Tal Canal de Herman José que foi transmitido pela RTP a partir de 1983. Não era uma personagem muito evidente mas era uma personagem importante. Aparece logo no primeiro programa da série a discursar quando da sua posse como presidente do Canal Tal, incluindo-se no discurso um dos momentos mais memoráveis do humor televisivo em português. Oliveira Casca assume pose para discursar enquanto afasta repetidamente os gravadores que lhe tapam a cara…e a certa altura do discurso:
Oliveira Casca: - A História não é feita de cobardes e acefalóides.
Locutor (em off): - A História não é feita de cobardes e celulóides, são palavras do doutor.
Oliveira Casca: - Acho… Acho também…
Locutor (surdina): - O professor doutor diz que acha também…
Oliveira Casca: - …que…
Locutor (surdina): - Que, diz o doutor Casca.
Oliveira Casca: - …locutores de serviço que passam a vida a repetir aquilo que a gente diz mais valia irem para casa descansar…
Locutor (rapidamente) - Vou-me agora calar por alguns minutos…
(é possível ver a cena neste vídeo, a partir dos 5:25)
Como se percebe pelo episódio, Oliveira Casca era um presidente que não se inibia de exibir ostensivamente a sua autoridade. Dizia-se aliás que a personagem era uma caricatura de Daniel Proença de Carvalho que fora o presidente da RTP entre 1980 e 1983. Mas o espectador do Tal Canal percebia que a autoridade de Oliveira Casca na estação não se esgotava apenas aí quando via os genéricos finais da programação. Fosse através da colocação dos seus familiares nos quadros da empresa (acima), fosse pela adjudicação dos contratos de fornecimento de adereços às suas empresas pessoais (abaixo), os interesses de Oliveira Casca eram omnipresentes e representavam um estilo muito próprio de se ser empresário, numa caricatura que continua actual apesar dos 28 anos passados.
Deve ser desta disponibilidade de Agosto. Compramos coisas que não costumamos comprar, olhamos para elas como pela primeira vez e deslumbramo-nos com as nossas descobertas. Juntamente com a Visão com os seus sublinhados em amarelo eléctrico para leitores ainda mais exigentes vinha uma pequena biografia de John F. Kennedy cuja capa se apresenta abaixo. É inadmissível que naquela capa não conste o nome do autor da biografia (Alan Posener). E é perfeitamente burlesco, digno das organizações Oliveira Casca que, faltando o nome do autor, lá apareça o nome de quem escreveu o prefácio, Francisco Pinto Balsemão, que por acaso é o patrão do grupo Impresa que por acaso é o proprietário da revista Visão que difunde o livro…

1 comentário:

  1. Mais um elemento que confirma a genialidade criativa do Herman. Os cromos inventados há 30 anos ou se mantêm vivos ou nascem depois das caricaturas. Oliveira e Casca, Dr. Pinóquio, José Esteves e tantos outros elementos da gigantesca farsa em que sempre vivemos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.