20 maio 2011

O DIAGNÓSTICO DE CHIANG KAI-SHEK

O Generalíssimo Chiang Kai-shek (1887-1975) foi o dirigente supremo da República da China – pelo menos das regiões que eram controladas por essa entidade política – entre 1928 e 1949. Considerado uma pessoa extremamente inteligente e de uma habilidade política impar acabou porém por vir a perder a fase decisiva da Guerra Civil (1945-1949) em que se opuseram as suas forças nacionalistas do Kuomintang às comunistas do Partido dirigido por Mao Zedong (1893-1976). É um período da História da China interessantíssimo que irá merecer uns postes futuros aqui no Herdeiro de Aécio, mas o que nos interessa agora destacar é um documento de Chiang Kai-shek de 1948-49 – portanto já no final da Guerra – em que ele analisa a situação e antecipa o seu desfecho.
É um documento extremamente lúcido a identificar as causas do que estava a conduzir o seu partido para a derrota. Havia quatro razões principais que a provocavam, escreveu. Em primeiro lugar, a falta de qualidade dos generais do exército nacionalista. Em segundo lugar, não só a preparação técnica deficiente como o mau tratamento que os soldados recebiam dos seus oficiais. Em terceiro lugar, Chiang reconhecia que o moral entre os nacionalistas em geral era muito inferior ao dos seus oponentes. E finalmente, que isso também se reflectia nas estruturas administrativas e políticas, às quais faltava a organização e disciplina da parte contrária. Excelente na análise, Chiang estava numa posição privilegiada para corrigir os erros, mas não o conseguiu e perdeu a guerra…
A excelência dos diagnósticos é (e sempre foi) historicamente irrelevante… O que é fundamental é saber o que se pode fazer com eles e aí Mao e os restantes dirigentes comunistas mostraram-se superiores aos adversários e hoje todos sabem quem foi Mao e poucos sabem quem foi Chiang. Ora pela enésima vez em Portugal e em 2011 aparece mais um diagnóstico da situação com o aval da SEDES preconizando …há que desenvolver a sociedade civil e a intervenção cívica dos portugueses… contra os …constrangimentos provocados pela concentração de todo o poder político nos partidos existentes… Ora esta minha intervenção cívica é para manifestar a minha saturação com tanta intervenção cívica sem que esta produza resultados tangíveis…

Sem comentários:

Enviar um comentário