31 maio 2011

O DIA EM QUE A AUTORIDADE POLICIAL VACILOU NA AMÉRICA

Logo pela manhãzinha de 28 de Fevereiro de 1997, uma das sucursais do Bank of America que se situa em Hollywood North (Los Angeles) foi assaltada. A dupla de assaltantes, composta por Larry Phillips, Jr. (abaixo, à esquerda) e Emil Mătăsăreanu (à direita), caracterizava-se por uma devoção comum por armamento de combate, com os assaltos a bancos e a viaturas de transporte de valores que haviam realizado a constituir a actividade acessória indispensável para financiar essa sua devoção. Ao abandonarem o banco, mais impressionante que o saque¹, era o arsenal que carregavam consigo…
Entre os dois carregavam três armas automáticas derivadas da AK-47, uma derivada da G-3 e outra da AR-15 (todas consideradas armas de guerra) além de uma pistola, tudo acompanhado de um total de 3.300 munições. Para além disso, estavam protegidos por coletes à prova de balas. E tinham uma comissão de recepção à sua espera no exterior, composta por várias dúzias de polícias e carros de polícia no solo e mais uma meia dúzia de jornalistas e helicópteros no ar – os assaltantes haviam sido detectados ainda antes do assalto ter ocorrido. O tiroteio que se seguiu teve uma ampla cobertura televisiva…

Só que, ao contrário do que acontece nos Westerns, as imagens mostravam os maus a ganhar aos bons. Os dois assaltantes possuíam um poder de fogo muito superior ao da polícia apesar de estes estarem em evidente superioridade numérica. Na televisão, eles pareciam ser invulneráveis por dentro dos coletes, enquanto na rádio se sucediam os pedidos de ajuda daqueles que eram atingidos – no final houve 11 polícias e 7 civis feridos. A imagem mediática da força bruta intimidatória da acção policial norte-americana esteve em cheque até à chegada dos reforços paramilitares da unidade SWAT.
Entre as 9H17 e as 10H01 – precisamente 44 minutos – dessa manhã de 28 de Janeiro de 1997, aqueles dois assaltantes desafiaram (e chegaram a humilhar…) as autoridades policiais norte-americanas num campo que elas muito prezam: o do poder de fogo do seu armamento. Não é por isso surpresa saber que, como desfecho, os dois assaltantes morreram. Um deles ter-se-á suicidado e o outro por causa dos múltiplos ferimentos em zonas do corpo não protegidas pelo colete – nas pernas e pés. A banda de heavy metal Megadeth tem uma canção dedicada ao acontecimento intitulada precisamente 44 minutos

¹ Cerca de 300 mil dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário