29 abril 2011

SIMETRIAS DE «ENTUSIASMOS POPULARES» COMO OS DE HÁ 75 ANOS ATRÁS

No passado dia 19 de Abril o Fórum, um programa matinal da TSF, teve como convidado Pedro Passos Coelho. E a máquina do PSD mostrou-se pronta a participar no programa, inundando a redacção de perguntas que possibilitassem que o seu líder brilhasse com as respostas, embora a dita máquina não se mostrasse assim tão preparada quanto isso, como se descobriu por pequenas indiscrições que os blogues indefectíveis do PS se apressaram a publicitar…

Ontem, 28 de Abril, foi a vez de José Sócrates ser o convidado daquele programa da TSF e a vez dos blogues indefectíveis do PSD publicitarem a gestão da espontaneidade das perguntas com que foi confrontado o líder socialista. Simétricas, está-se diante de manobras de um primarismo tal que apetece perguntar aos seus promotores se nada lhes ocorre de mais sofisticado do que aquilo que já se fazia há 75 anos atrás, com crianças de bandeirinhas na mão a vitoriar o Adolfo…
Adenda: a propósito da pertinência do exemplo que usei para blogue indefectível do PSD veja-se a Caixa de Comentários.

3 comentários:

  1. Em defesa da minha honra: "a vez dos blogues indefectíveis do PSD" linkando um post meu, e o blogue onde escrevo (e onde escrevem 3 ou 4 indefectíveis do PSD em 29 autores)insulta-me.
    Digamos que quem publica isto:
    http://aventar.eu/2011/04/27/diogo-leite-de-campos-explica-o-que-nao-e-um-rico-e-o-que-e-a-miseria/
    para ser apaniguado do PSD teria de ter uma muito dupla personalidade ligeiramente exagerada.
    No geral até subscreveria o seu texto, mas recomendo um bocadinho de cuidado e pesquisa (e enquanto leitor do Herdeiro de Aécio sei bem das suas competência para o fazer)antes de lançar acusações que não por acaso me ofendem.
    Não sendo advogado do seu autor, acrescento que a fonte que utilizei tem tanto que ver com o PSD como eu.
    Ironia ou não, veja lá que já pensei em convidá-lo para escrever no Aventar...

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, tem toda a razão.

    A tal pesquisa – sobre cujas capacidades me elogia (o que agradeço) – incidiu sobre aquilo que eventualmente existisse escrito no Aventar a respeito da mobilização do PSD em apoio da participação do seu presidente no Fórum TSF dia 19 de Abril: creio não existir nada.

    Mas não é por isso que não continua com razão: o facto de no Aventar se ter feito alusão a uma das mobilizações (a do PS) e não a outra (a do PSD) não transformará o blogue num indefectível de um dos lados da contenda, para mais quando, para simetria, o comparo a um monumento à parcialidade como é o blogue “Câmara Corporativa”.

    Não é que eles – os blogues simétricos da área do PSD – não existam na blogosfera mas tenho que reconhecer que, para exemplo, escolhi mal. Se foi entendido como acusação, ainda pior e, por esse facto, apresento as minhas desculpas.

    Quanto à ironia a que se refere no fim, ela é ainda maior do que isso, pois eu já fui convidado a colaborar no Aventar, convite que agradeci mas declinei…

    ResponderEliminar
  3. Sinto-me desinsultado.
    E repito-me: a ideia, subscrevo-a. O conceito de responder a perguntas da populaça entre os líderes resume-se aos seus fans. E estão bem uns para os outros.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.