14 março 2011

O FIASCO INFORMATIVO NA LÍBIA


Há que reconhecer como a cobertura noticiosa que se está a dar à Guerra Civil que se declarou na Líbia está a ter uma perspectiva de farsa por detrás da tragédia. A revolta dita popular pareceu surgir com o balanço dos acontecimentos da Tunísia e do Egipto e apareceram logo os patetas que, pelo princípio da semelhança, se apressaram a considerá-la imparável, sem se aperceberem sequer que a força é o factor essencial no derrube dos regimes autocráticos e que os militares que a detêm na Líbia sempre se mantiveram ao lado de Gaddafi.

Os enviados especiais das televisões foram despachados para Tripoli, capital da Líbia, cruzando-se com os refugiados estrangeiros que fugiam do país e ali ficaram a aguardar a reportagem do derrube com as imagens da população a celebrar nas ruas… Afinal, o resultado está a revelar-se um fiasco! Gaddafi tem um poder militar muito superior aos opositores, não tem vergonha de o empregar e está a escorraçá-los dos seus redutos. E as reportagens que de lá vêm (abaixo), em vez do bom povo a derrubar o ditador mau, mostram mau povo a apoiá-lo…
A questão líbia está longe de estar encerrada mas certamente não terminará daquela maneira lírica que os repórteres caqui como a Cândida Pinto previsivelmente antecipariam ter ido para lá cobrir…

4 comentários:

  1. Aqui

    só depois do jogo
    se conhecem os resultados

    ResponderEliminar
  2. É ridículo, mas há pior: Em todo o Mundo

    Houve um Grande Jogo global que já terminou

    E há quem continue fingindo não conhecer os resultados

    ...e não há poemas que disfarcem essa realidade inelutável…

    ResponderEliminar
  3. A resposta anterior será a válida se o "aqui" do comentário inicial se referir à situação líbia.

    Se, numa outra interpretação possível, o "aqui" se referir a este blogue então deduzir-se-á do comentário que a opinião do "Mar Arável" é que só me pronunciei deste modo depois dos acontecimentos.

    Nem sequer vou sugerir ao "poeta" que leia os meus "postes" anteriores a respeito da situação líbia. Se não o fez, devia-o ter feito antes de escrever o que escreveu. Se o fez e nem percebeu o que lá escrevi... olhe, continue com as suas "poesias"...

    ResponderEliminar
  4. Há algumas pessoas que jogam limpo e prevêm algumas jogadas, porque têm conhecimentos mais profundos dos que os que vendem jornais. Para quem não esteve atento, sugiro:

    http://herdeirodeaecio.blogspot.com/2011/01/os-percursos-sinuosos-da-propagacao-das.html

    http://herdeirodeaecio.blogspot.com/2011/02/o-vizinho.html

    http://herdeirodeaecio.blogspot.com/2011/02/revolta-chegou-finalmente-libia.html

    só para citar alguns exemplos.

    ResponderEliminar