18 fevereiro 2011

QUADROS EM ESTILO DE FOTOGRAFIA

É frequente surpreendermo-nos com as pinturas do norte-americano Norman Rockwell (1894-1978). Trata-se de um estilo facilmente reconhecível, em que o autor procura reproduzir os temas que escolhe empregando uma precisão verdadeiramente fotográfica, escolhendo o momento como se de um instantâneo se tratasse. Um quadro de Rockwell parece quase sempre uma fotografia pintada. E, na verdade, é provável muitos terão sido assim inspirados.
Porém, Norman Rockwell tinha um talento inato para apurar a comicidade visual dos instantes que pintava. E, tal qual um bom autor de BD, sabia como contar uma boa história em algumas imagens (acima, Rumors and Gossip). Adquiriu uma grande popularidade quando algumas das suas obras apareceram como ilustrações de capas de revistas de grande circulação. Mas o circuito da crítica sempre o menosprezou, rebaixando-o à categoria menor de ilustrador.
Uns vinte anos depois da sua morte, a renovação do circuito da crítica teve que fazer o que era evidente: reconhecer os méritos da obra de Rockwell que o mesmo circuito outrora qualificara de kitsch. Em 2006, um dos seus quadros (acima, Breaking Home Ties), que fora valorizado pela Sotheby´s em 4 a 6 milhões de dólares, acabou vendido em leilão pelo triplo desse valor (15,4 milhões). Uma desforra tardia sobre um ambiente que Rockwell tão bem parodiou…

Sem comentários:

Enviar um comentário