06 fevereiro 2011

A NOSSA VITÓRIA «ESQUECIDA» NO EUROFESTIVAL


Apesar das repetidas previsões optimistas do Professor Marcelo Rebelo de Sousa (ou antes, as de Ricardo Araújo Pereira por ele…), a verdade é que já se tornou lendária a nossa participação no Festival da Eurovisão: mau grado as 44 participações até à data, ainda não houve vez alguma que Portugal conseguisse vencer o certame, ultrapassado por potências do Music-Hall como a Estónia, a Letónia, a Turquia ou a Ucrânia. O que talvez não se saiba é que, em ficção, já nos fizeram ganhar o Eurofestival uma vez...

O responsável foi um cómico inglês chamado Steve Coogan, e os nossos vencedores foram uma banda chamada Papa Bendi a cantar uma canção homónima, liderada por uma personagem de Coogan que se chama Tony Ferrino (acima). Tony Ferrino é um músico português, pai de 45 filhos ilegítimos e vencedor de vários Eurofestivais, que em 30 anos de carreira produziu 548 álbuns e 71 sucessos que alcançaram os tops, tanto em Portugal como no Estrangeiro, no Mónaco, Nauru, Tuvalu ou no Liechtenstein.

Observando bem, Papa Bendi, apesar de ser uma canção ficcional, não será diferente de Dai-Li-Dou a representação que Portugal enviou ao Eurofestival de 1978 (acima) e que ficou em 17º lugar. Observando melhor, ela nem sequer será assim tão diferente de Save your kisses for Me, a canção inglesa que ganhou o Eurofestival de 1976 (abaixo). Como sempre se soube, no Eurofestival o importante nunca foi a qualidade de uma canção mas o seu país de origem. Até para se ser foleiro e pimba, é vantajoso sê-lo em inglês…

1 comentário:

  1. De qualquer maneira, o visual do "nosso" representante é sublime! Estou mesmo a imaginá-lo a cantar, nos queridos meses de Julho a Setembro, por tudo o que é festa, romaria e arraial de província do Norte a Sul de Portugal, ou em digressão internacional por locais como Nogent-sur-Marne, Esch ou Fall River.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.