20 janeiro 2011

SOBRE A UTILIDADE E A ESTÉTICA DOS ESCALOPES APLICADOS SOBRE OLHOS PISADOS

Há imensos aspectos intrigantes associados aos olhos pisados. Por exemplo: qual é a explicação para que, entre nós, os designemos por olhos à belenenses? Ou então, que associação gastronómica fizeram em França para que os designem por olhos em molho de manteiga¹? Sobretudo, qual a fundamentação científica da terapêutica da aplicação local de um escalope de carne crua?
Quanto a esta última dúvida, de uma investigação rápida que fiz pela internet fiquei com a informação que os efeitos benéficos resultam da baixa temperatura daquilo que for aplicado directamente sobre o inchaço (o gelo é sempre preferível…) e que o efeito da carne crua, muito mais a questão da qualidade da carne que for aplicada, se trata apenas de mais um daqueles mitos urbanos
Excluída a razão médica, vale a pena olhar com ar apreciador para a fotografia inicial conjuntamente com esta derradeira, para perceber que há também quem considere que existe um certo impacto estético na imagem de alguém com um bife cru colado à cara. Trata-se de uma beleza que me escapa, mas esse é apenas mais outro dos aspectos intrigantes associados aos olhos pisados…
¹ Oeil au beurre noir no original, sendo beurre noir um molho de manteiga que tem esta receita.

1 comentário:

  1. Da utilidade da carne crua para este fim nada sei dizer. Mas os olhos "à belenenses" têm uma explicação simples. Os hematomas, numa fase inicial da reabsorçaõ tem um tom violáceo, levemente azulado, e só depois começam a amarelar. Não vejo outra.

    ResponderEliminar