08 janeiro 2011

A MÍSERA FUNCIONÁRIA DA RTP

Primeiro começou por se negar responder à questão pertinente de José Manuel Coelho sobre as razões para a sua exclusão dos debates presidenciais (Eu não tenho que dar explicações de coisa nenhuma…). Depois evadiu-se à resposta invocando a situação de humilde funcionária da RTP ( O senhor está-me a atribuir um estatuto que eu não tenho…). Mas a atitude sobranceira como Judite Sousa se comportou durante o resto da entrevista ontem àquele candidato presidencial não só desmentiu toda essa humildade como até poderá ser usada como exemplo académico para futuras aulas de jornalismo sobre o que não se deve fazer durante uma entrevista televisiva.
Judite Sousa preservou a sua reputação de um dos maiores mistérios do jornalismo português. No final da entrevista e em contraste com a cortesia mais a famosa pergunta gira com que Judite Sousa brindara Manuela Ferreira Leite numa entrevista que uma vez lhe fez, a sua linguagem corporal, esticando o braço até aos limites para o cumprimento protocolar (acima), não escondia o desdém que o entrevistado lhe merecera. Porém, assumindo uma postura simétrica e apesar da aparente humildade e da cortesia com que sempre a havia tratado ao longo da entrevista, o entrevistado transmitia um desprezo não muito diferente sobre quem o acabara de o entrevistar…

4 comentários:

  1. Grande observação!
    A Judite Sousa quase que saía do corpo para cumprimentar o candidato. Irra!

    ResponderEliminar
  2. Gosto do seu blog, pena não ter seguidores é,mais fácil de por nos favoritos!
    Quanto à Judite de Sousa, não vejo.
    Sinceramente já mete nojo o jornalismo que se faz em Portugal,mesmo o de "investigação".
    Cumprimentos
    Manuela Diaz-Bérrio

    ResponderEliminar
  3. De facto, Manuela, é uma pena o blogue não ter seguidores, concebi-o apenas para eventuais leitores que o quisessem efectivamente ler, alguns episodicamente sobre um determinado tema, outros com regularidade. É sempre mais complicado, sem esses dispositivos dos favoritos e assim, mas paciência.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Este blog ainda vai ter muitos seguidores - a vera qualidade começa sempre por se mostrar discretamente.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.