27 dezembro 2010

LOCAIS REMOTOS – 3 (ATOL JOHNSTON)

Situado a uns 1.200 quilómetros a sudoeste das ilhas Havai, o pequeno atol Johnston, perdido no meio do Oceano Pacífico (acima), ganhou uma importância estratégica com o advento da aviação. Como aconteceu durante a década de 1930 com outras pequenas referências geográficas como os atóis de Wake ou Midway, os norte-americanos ali construíram uma base aérea que ganhou importância crucial durante as fases iniciais da Guerra do Pacífico (1941-1945) que os opôs aos japoneses.
Finda essa Guerra, no quadro da Guerra-Fria que quase imediatamente se lhe seguiu, os norte-americanos aproveitaram as infra-estruturas existentes e até as ampliaram (acima observe-se como a ilha principal se expandiu artificialmente de 19 hectares em 1942 para 241 hectares em 1964) para, aproveitando o isolamento geográfico dos atóis, ali se dedicarem a pesquisas militares ultra-secretas – no campo dos ensaios nucleares, no dos voos aeroespaciais e no da associação entre aqueles dois (ogivas nucleares).
Funcionando de uma forma que se assemelharia muito à da nossa conhecida Base das Lajes nos Açores, a Base de Johnston no seu apogeu era dominada pela pista principal com 2,7 quilómetros de extensão e operada por um conjunto de 1.300 pessoas (entre pessoal civil e militar) que eram para ali destacadas em comissões de serviço que, apesar do conforto relativo (ver abaixo) eram muito solitárias: ao contrário do que acontece com a Terceira, o pequeno atol Johnston nunca foi habitado.
O fim da Guerra-Fria e a redução do dispositivo militar norte-americano levaram ao seu encerramento em 2004. A pista foi desactivada (é o significado do enorme X amarelo que se vê pintado no chão numa das fotografias abaixo) e os edifícios foram demolidos para que a ilha se viesse a transformar num refúgio para a vida selvagem, o que tem vindo a acontecer. Esta só será uma história com final feliz, se as necessidades militares não se reimpuserem: o atol permanece sob a jurisdição da Força Aérea...
(As duas últimas imagens são montagens de fotografias obtidas aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário