16 novembro 2010

QUEM VÊ CARAS…

Stanley Baldwin (1867-1947) estará longe de ser considerado um dos mais notáveis Primeiros-Ministros da História do Reino Unido... Refira-se, por curiosidade, que Baldwin até desempenhou o cargo em três ocasiões distintas: de Maio de 1923 a Janeiro de 1924, de Novembro de 1924 a Junho de 1929 e, finalmente, de Junho de 1935 a Maio de 1937.
É ao período desta sua última passagem pelo cargo que estão associados os aspectos mais controversos da sua carreira política, fosse a Crise provocada pela abdicação do rei Eduardo VIII fosse, sobretudo, a continuação das políticas britânicas de apaziguamento à medida que a política externa alemã se tornava progressivamente mais agressiva.
Ao contrário de Churchill, a História veio a tornar-se implacável para Baldwin pelas suas más opções nos momentos históricos. Mas são outros aspectos da sua carreira que quero aqui destacar nomeadamente a promoção da sua imagem, de que fazia parte o seu inseparável cachimbo, então aproveitado pelos cartazes das campanhas eleitorais (acima).
Contudo, vigorassem os critérios exigentes da actualidade e a gestão da imagem de Baldwin certamente levantaria certamente dificuldades acrescidas, e para o perceber basta apreciar-se a fotogenia natural do casal Baldwin nomeadamente a que resultou concretamente da operação fotográfica promovida em sua casa em pose em frente à lareira…
Porém, invisível à vista e um pormenor esquecido, é o facto significativo de Stanley Baldwin ter doado 20% da sua fortuna pessoal em 1919 para contribuir para amortizar a dívida contraída pelo Reino Unido em consequência da Primeira Guerra Mundial… Esse gesto permanece uma incómoda referência para os salvadores das pátrias de todas as épocas…

Sem comentários:

Enviar um comentário