22 novembro 2010

A REESTRUTURADA TRANSBORDANTE NATO

Encarada de uma certa perspectiva, a NATO, que foi a vencedora indiscutível da Guerra-Fria também se tornou uma das suas vítimas depois da sua conclusão. Após a Queda do Muro houve uma certo embaraço e inércia por parte dos seus países-membros em reconhecer que a sua Missão havia sido concluída com sucesso. Ao invés, os Estados Unidos que a domina, quiseram criar-lhe uma outra vida.
Isso envolveu o alargamento da organização a outros países (mais acima) e à criação de Operações de Marketing como o anúncio de um Novo Conceito Estratégico que foi recentemente aprovado em Lisboa (acima). Contudo, a coexistência de tantos interesses contraditórios faz lembrar esta nova NATO como algo saturado, tal qual a cena do camarote de Uma Noite na Ópera dos irmãos Marx (abaixo).

1 comentário:

  1. Cena incontornável do cinema, essa (como aliás todo o resto do filme; a cena das camas a serem transportadas de um quarto para o outro enquanto se dá um típico diálogo Grouchiano é também memorável). Mas a NATO cresceu ainda mais do que na imagem; agora, até a Albânia lá cabe. Quem diria, há uns anos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.