21 outubro 2010

O CARUNCHO NA MADEIRA


O vídeo acima é um trecho de um episódio da série Yes, Prime Minister intitulado O Patrono das Artes. Depois daqueles jogos de subentendidos entre gressinos e dotações orçamentais que ali vemos, o sempre dúplice Sir Humphrey Appleby municia o interlocutor com um bom punhado de histórias aquelas despesas absurdas que são (infelizmente) inerentes a qualquer grande máquina burocrática:

(…) o Governo gastou cinco milhões em equipamentos de radar para um projecto de um avião de combate que já fora abandonado (…) deu(-se) ao luxo de armazenar etiquetas que dão para mil anos de consumo (…) tem em armazém um milhão de embalagens de Vim (…) para não falar nos mil milhões de libras despendidos no sistema de patrulha e alerta aéreo imediato Nimrod.

Como acontece com os preços concertados das gasolinas em Portugal, também há notícias onde, apesar de ser óbvio perceber como se formam (resultam de fugas de quem de dentro tem acesso a informação privilegiada), se não houver flagrante delito nada se consegue provar quanto à origem. Foi o caso de uma notícia do Diário de Notícias sobre a extinção de organismos anunciada há uns dias pelo Governo.

Como o fez Sir Humphrey mais acima, quem forneceu os dados da notícia ao jornalista Rui Pedro Antunes (que é quem aparece a assinar a notícia) mostra nitidamente saber do que está a falar. Tal qual está redigida, realçando as suas contradições e absurdos, a notícia arrasa o anúncio governamental e também quem o protagonizou (Teixeira dos Santos). Parece um daqueles preocupantes casos de caruncho dentro da madeira. Mau sinal...

Sem comentários:

Enviar um comentário