21 setembro 2010

OS «DEMOCRATAS» SUECOS

Este senhor que discursa do lado esquerdo da fotografia abaixo chama-se Jimmie Åkesson e é o líder dos Democratas Suecos, uma formação política da extrema-direita sueca que se tornou notícia por ter conquistado 20 lugares nas eleições para o Parlamento (de 349 lugares) daquele país que tiveram lugar no Domingo passado. E os polícias que se vêm na imagem, ao contrário do que a reputação de organizações daquele género possa fazer pensar, estão ali para o proteger, que a campanha do seu partido foi repleta de incidentes.
Porém, longe irão já os tempos das organizações daquela mesma área ideológica, reconhecíveis pelas diversas cores das suas camisas (negras em Itália, castanhas na Alemanha, azuis em Espanha, etc.) e que se notabilizaram por desfazer os comícios eleitorais dos inimigos políticos. Estes Democratas Suecos (que provavelmente nada terão de democrático…) são de uma outra geração e têm outro modo de operar: em vez de darem porrada, levam porrada, e assim adquirem a simpatia de se tornarem as vítimas…

Houve boicotes à sua propaganda (este vídeo) e depois, há que lembrar o efeito noticioso assimétrico deste género de acontecimentos: no caso de serem militantes de extrema-direita a darem porrada em rivais políticos – especialmente se for na Alemanha!... – então é notícia para dar Destaque Mundial; enquanto se forem outros democratas a dar porrada nos militantes de extrema-direita e a perturbar-lhes os comícios – como aconteceu na Suécia… – então a notícia perde interesse e é apenas de carácter local

Valerá a pena relembrar que este tipo de organizações só começam a adquirir expressão eleitoral quando em circunstâncias específicas de crise? E que a ampla divulgação noticiosa que for dada às reacções «democráticas» do outro extremo do espectro político podem ser até contraproducentes?

1 comentário:

  1. "levam porrada". Tem graça, faz-me lembrar algo... Em Berlim... Há muitos anos!

    ResponderEliminar