03 abril 2021

AS «HOT PANTS» LUXEMBURGUESAS

3 de Abril de 1971. Repare-se como a edição do dia realçava em página inteira a expectativa para a realização do Eurofestival daquele ano, que se iria desenrolar em Dublin. A novidade da transmissão do festival para países africanos (e a notícia detalhava-os: Tunísia, Marrocos, Mauritânia, Quénia, Uganda, Serra Leoa e Etiópia) acrescentava uma nota pueril à notícia. O contraste era composto pela caixa onde se falava da ameaça «de rapto da cançonetista inglesa», consequência das más relações anglo-irlandesas por causa dos problemas do Ulster. Mas, como melhor evocação do que aconteceu nessa noite, deixem-me recuperar algo que escrevera sobre este certame.
Começando por recordar que na temporada Outono-Inverno de 1970/71 assistiu-se à moda fugaz das hot-pants, uns calçõezinhos minúsculos que serviam para mostrar as pernas até bem cá acima, uma moda que bem depressa ficou esquecida. Depois disso, as hot pants viram-se passadas à condição de fato de trabalho de algumas prostitutas... Mas, por ocasião do Eurofestival de 1971 ainda as hot pants eram moda e respeitáveis e a concorrente luxemburguesa apresentou-se a concurso com uma canção engraçada intitulada Pomme, pomme, pomme (Maçã, maçã, maçã), envergando umas hot pants – conforme o vídeo de apresentação – muito tentadoras
O Eurofestival desse ano realizou-se na Irlanda, que, no seu catolicismo, não seria propriamente um dos países mais avançados da Europa em termos de costumes. A canção luxemburguesa apresentava-se em 8º lugar, a intérprete chamava-se Monique Melsen que tinha então 20 anos, com uma figura e a idade apropriada para usar as tais hot pants… Mas o que se torna engraçado ao fim de todo este tempo é observar as habilidades com os planos de que se socorreu o realizador televisivo (acima) para evitar que se desse o destaque merecido a um dos melhores – talvez mesmo o único… – argumentos da canção luxemburguesa: as pernas de Monique…

Sem comentários:

Enviar um comentário