08 agosto 2010

OS PIONEIROS E OS HERÓIS

Muito provavelmente, uma apreciável maioria dos leitores reconhecerá na fotografia acima o aviador Charles Lindbergh junto ao avião (baptizado Spirit of St. Louis) no qual ele efectuou o seu famoso voo solitário ligando Nova Iorque a Paris de 20 a 21 de Maio de 1927. Mas quem saberá quem foram e que feito realizaram Alcock e Brown?
De 14 para 15 de Junho de 1919 (oito anos antes de Lindbergh, portanto), aos comandos de um bombardeiro bimotor Vickers Vimy transformado (acima) os britânicos John Alcock e Arthur Brown foram os verdadeiros pioneiros que realizaram o primeiro voo transatlântico sem escalas, tendo descolado da Terra Nova e vindo a aterrar na Irlanda.

Os dois homens foram condecorados pelo próprio rei Jorge V, mas a promoção internacional dos britânicos ao feito dos seus aviadores terá sido demasiado convencional. O assunto dos voos transatlânticos sofreu uma espécie de hiato em que foi mediaticamente esquecido para vir a ser recuperado novamente apenas uns anos depois…


Olhando para o jornal mais acima e comparando-o com este pequeno filme (ainda mudo) da chegada de Lindbergh a Paris percebe-se que naqueles oito anos passou a haver um mundo a separar, não propriamente os dois acontecimentos em si, nem a coragem de quem os realizara, mas a forma como eles eram cobertos pela informação…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.