17 agosto 2010

AS DUAS RÚSSIAS

As duas fotografias aéreas deste poste podem sintetizar duas formas completamente distintas de conceber a Rússia. Na de cima vemos o Kremlin em Moscovo, uma fortaleza cerrada de concepção medieval ao redor da qual a cidade se veio a desenvolver. Foi a residência oficial dos czares até ao Século XVIII e depois de 1918 até à actualidade. Adjacente às suas muralhas vê-se, ao fundo, a famosa Praça Vermelha.
Na de baixo, vemos o Palácio de Inverno em São Petersburgo, um palácio clássico num estilo muito mais ocidentalizado e aberto, com a sua fachada principal virada para a enorme Praça do Palácio e que desempenhou o mesmo papel de residência oficial dos monarcas russos entre 1762 e 1917. Comparando-as, até mesmo os rios adjacentes aos dois lugares (o Moskva e o Neva, por esta ordem) parecem fluir de forma diferente...
Para lá de quaisquer considerações ideológicas, é significativo que Lenine tenha alcançado o poder na Rússia conquistando o edifício de baixo em 1917 mas tenha preferido vir a exercê-lo ocupando o edifício de cima... Os seus sucessores mantiveram a sua decisão que veio depois a ser prorrogada pelos presidentes eleitos democraticamente que ocuparam o Kremlin depois de 1991. São duas concepções do exercício de poder na Rússia…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.