17 junho 2010

A IMPORTÂNCIA DE ENGELS PARA A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO MARXISTA-LENINISTA

Em 1959, naquilo que poderá ser classificado pelos ideólogos como uma provocação capitalista, a reputada Casa Christian Dior de alta-costura de Paris solicitou (e recebeu) autorização para fazer uma sessão de fotografias pública com os seus modelos em Moscovo. Aqui se mostram os resultados dessa passagem de modelos de há 50 anos.
A atenção dos fotógrafos concentrou-se, em vez dos vestidos, nos múltiplos contrastes e nas expressões dos transeuntes, o que proporcionou fotografias muito interessantes, muitas delas tiradas no GUM, o famoso Centro Comercial na Praça Vermelha, que reabrira com essas funções apenas em 1953, depois de ter estado 25 anos fechado.
Também a União Soviética sob Nikita Khrushchev, parecia ter entrado numa época em que se reabrira para se expor em competição com o Ocidente. Estava a ganhar a corrida espacial e Khrushchev prometia que em breve a produção socialista ultrapassaria a dos países capitalistas, mas estas fotografias parecem contradizê-lo com elegância…
Alguns anos depois (1964) Khrushchev seria discretamente afastado e a União Soviética voltaria a fechar-se. Lembrei-me destas fotografias a propósito de uma outra, actual, que bem merece o título de Socialismo Moderno (abaixo). Foi tirada na China, o maior país socialista do Mundo e herdeiro de Mao Zedong, o grande rival ideológico de Khrushchev…
Voltando o título, perguntará o leitor: o que tem Engels a ver com isto tudo? Nada, a não ser que Engels possui a barba mais bem arranjada da história do marxismo-leninismo teórico… Se quiserem uma resposta mais a sério, sugiro-lhes então que peçam a um militante comunista uma explicação simples (1 minuto!) sobre o pensamento teórico de Engels…
Engels é o segundo a contar da esquerda, depois de Marx, precedendo Lenin e Stalin...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.