05 maio 2010

JÁ OUVIU FALAR DE LEI FENG (雷锋)?

Estarei provavelmente certo quando aposto que não todos, mas uma apreciável maioria dos leitores deste blogue terão identificado James Dean (1931-1955), o actor norte-americano ícone da geração rebelde da década de cinquenta, no lado esquerdo da fotografia acima. Estarei também certo que, com a remota excepção de algum antigo militante maoista (mas daqueles que eram verdadeiramente aplicados…), ninguém reconhecerá e tão pouco saberá quem foi o chinês Lei Feng (雷锋, 1940-1962), o seu companheiro do lado direito na mesma fotografia.
Menos de dez anos de diferença os separam e ambos morreram novíssimos (com 24 e 22 anos, respectivamente). Por causa dessas mortes precoces, os países que os viram nascer vieram a transformá-los em ícones culturais das juventudes da época que viveram. Mas, se isso os aproxima, os valores dessas mesmas sociedades separam-nos quase completamente quanto à iconografia. Não é em vão que, na fotografia acima, os adereços de James Dean são uma mota e um blusão de cabedal e os de Lei Feng uma pistola-metralhadora e um uniforme militar.
James Dean seria a expressão da rebeldia de uma juventude saciada mas angustiada; Lei Feng exprimiria o empenho de uma juventude que estava muito longe de estar saciada e que não se podia dar ao luxo desses estados de alma. Aqui na Europa, então em reconstrução dos estragos da Segunda Guerra Mundial, estávamos a meio caminho entre esses dois extremos. Mesmo que só reconheçamos James Dean, vale a pena perceber que a nossa História recente não é só a dos Estados Unidos, e que os ícones de além Atlântico são apenas uma fracção da Cultura da Humanidade…

Sem comentários:

Enviar um comentário