26 maio 2010

AS FILAS DO CAPITALISMO E AS FILAS DO COMUNISMO

Ao longo da sua existência o capitalismo moderno alcançou a supremacia mundial sem nunca conseguir superar uma das piores consequências das suas crises cíclicas: o desemprego maciço.
Mesmo se se considerar apenas os últimos cem anos podemos afixar aqui no blogue fotografias de enormes filas de desempregados à procura de emprego com 80 anos, com 50 anos ou actuais.
O que o capitalismo se limitou a fazer foi a amenizar de alguma forma o impacto social desse desemprego através da criação de sistemas de segurança social, agora também em crise.
Mas quando se ouve o discurso moralista dos herdeiros do antigo sistema rival do capitalismo, onde não haveria desempregados, convém afixar outras fotografias históricas para comparação.
Porque, desaparecendo o problema das filas para arranjar empregos, criava-se o problema das filas onde se pudessem gastar os ordenados dos empregos que não havia problema em arranjar...
Actualmente, parecerá incrível, mas formavam-se filas de pessoas empregadas para comprarem um par de sapatos, algumas peças de carne e até por causa de uns rolos de papel higiénico…

2 comentários:

  1. Ou como diria um tipo da nossa idade que tivesse crescido no bloco soviético antes da queda do muro: "Tudo o que nos disseram sobre o socialismo era mentira. Tudo o que nos disseram sobre o capitalismo era verdade.

    ResponderEliminar
  2. Ámen.

    Mas os fiéis do lado de cá são de uma fé inabalável e de uma memória selectiva.

    Nem se aperceberam do significado de, no fim do "espectáculo", terem sido os ucranianos a imigrarem para cá e não os portugueses a emigrarem para a Ucrânia...

    ResponderEliminar