30 abril 2010

O NOME QUE VOCÊ (NÃO) CONHECE

Há um filme discreto de 1992, protagonizado por Eddie Murphy, em que este é um aldrabão simpático chamado Thomas Jefferson Johnson que, num dos seus esquemas, se apodera dos cartazes e restante material promocional de um congressista que morrera durante a campanha eleitoral. O nome do falecido era Jeff Johnson e Murphy aproveitou essa coincidência para criar o slogan: Jeff Johnson, o nome que você conhece. Acabou sendo eleito para o Congresso apenas para descobrir que era um menino naquelas lides…
Numa notícia publicada pelo Expresso ontem pode ler-se: Eduardo Catroga, João Salgueiro, Ernâni Lopes, António de Sousa, Medina Carreira, Mira Amaral e António Nogueira Leite já confirmaram a presença (n)uma "cimeira" de economistas que aceitaram o convite para ajudar o líder do PSD (Pedro Passos Coelho) a reflectir e consolidar saídas para a crise. No encontro estará também o novo vice-presidente do PSD especializado em economia e finanças, Manuel Rodrigues.
O que é importante nesta notícia é, precisamente ao contrário do que acontecia com o slogan de Eddie Murphy, o nome que você não conhece: o de Manuel Rodrigues. Ele é que pode ser o protagonista da solução porque os outros nomes você conhece e todos eles, em maior ou menor grau, já apresentaram as suas receitas para salvar a humanidade o que, como escreveu Almada Negreiros, só deixou uma coisa por fazer: salvá-la. Porque se a geração dos nomes conhecidos a tivesse salvo, então todas estas "cimeiras" seriam dispensáveis…

Sem comentários:

Enviar um comentário