07 fevereiro 2010

MITRIDATIZAÇÃO É O MÁXIMO!...

Quando escreveu um poste com o neologismo mitridatização José Pacheco Pereira saberá que irá obrigar uns 90% daqueles que o lêem (os que sejam honestos...) a fazer uma pesquisa sobre o significado da expressão... A sua criação inspira-se no nome de Mitridates VI, Rei do Ponto (120 a.C. – 63 a.C.), que ficou conhecido para a História por se ter imunizado contra a actuação de todos os venenos conhecidos.

Por causa disso, quando Mitridates VI se quis suicidar, teve que pedir a um escravo que o decapitasse. E o processo por ele adoptado para se imunizar, ingerindo pequenas dosagens dos venenos com regularidade ficou conhecido pelo nome de mitridatismo. Realmente, embora eficaz contra venenos específicos, o processo torna-se impossível de aplicar contra toda a variedade de venenos já conhecidos na Antiguidade…

Ou seja, o neologismo terá tanto de chique quanto lhe faltará em solidez científica... O que será uma excelente metáfora do que me parece tem sido a participação de José Pacheco Pereira na actividade mediática/política, em que aparece camuflada de uma erudição distanciada mas em que a substância das suas intervenções tem sido a de um combatente numa guerra política em que não se pretende dar quartel ao adversário…

Acho descaramento demais lê-lo depois queixando-se gongoricamente de um clima de que ele é, do seu lado da barricada, um dos criadores principais…

Sem comentários:

Enviar um comentário