13 janeiro 2010

LOCAIS REMOTOS – 1 (ILHA BOUVET)

O pretexto próximo para ter falado dela é uma das fotografias de satélite que regularmente lhe tiram durante o Inverno, especialmente aos glaciares que cobrem 93% da ilha, e quando ela se apresenta totalmente coberta de neve (acima), o que a fazem assemelhar-se àquela famosa fotografia da Grã-Bretanha toda branca que recentemente correu mundo.
Só que a ilha Bouvet, com uma área de 49 km², não põe as pessoas a tiritar de frio porque é deserta... Está localizada no Atlântico Sul (acima) e é uma daquelas ilhas remotas que estão situadas por sua vez a distâncias de mais de 1500 km de outros sítios tão remotos que as tornam candidatas sérias a disputar o pódio dos locais mais isolados de todo o Mundo...
O descobridor francês que lhe deu (imerecidamente) o nome, encontrou-a em 1739, mas enganou-se nas coordenadas de localização, o que fez com que ela andasse perdida nos 79 anos seguintes. Não se perdeu muito... Ao longo dos quase 30 km das suas costas não existe um único porto nem uma enseada que facilite o desembarque na ilha.
Quando visitam a ilha no Verão (que é agora), os exploradores noruegueses – a quem a ilha pertence – fazem-no usando um helicóptero, para efectuarem reparações e manutenção da estação meteorológica automática lá instalada. Se houver o aquecimento global no futuro a ilha Bouvet tornar-se-á num local muito mais aprazível…

2 comentários:

  1. Sendo assim, é muita generosidade sua dar-nos a conhecê-la - nada que os seus leitores assíduos não mereçam! (E agora reparo que este meu comentário "pega" com o seu artigo anterior).

    ResponderEliminar
  2. Qual é a temperatura de Bouvet no verão?Pode dizer?

    E será que dá pra morar lá?

    ResponderEliminar