10 dezembro 2009

QUATRO CANÇÕES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

É muito possível que, ao longo do blogue, eu já me tenha referido em ocasiões distintas a qualquer uma das quatro canções que inseri neste poste. Creio que se notará facilmente que cada uma delas é de uma origem diferente…

…mas há uns 70 anos atrás (1939-45), todas elas tinham um propósito comum: o de fazer com que os milhões de soldados mobilizados se pudessem abstrair por uns momentos da guerra e tornaram-se num sucesso por o conseguirem.

Isso fazia-se invocando um simples estado de espírito (Numa boa) ou recordando os que tinham ficado na retaguarda (Voltaremos a encontrarmo-nos), uma namorada hipotética (Katyusha) ou mesmos duas (Lili Marlene)!

Mas, mais do que as diferenças dos regimes políticos pelos quais aqueles milhões de soldados se bateram, o que se distingue mais facilmente nestas quatro canções são as diferenças culturais das sociedades de onde provinham.

Uma questão para nos deixar a reflectir... De cima para baixo temos: Lili Marlene (Alemanha), We´ll Meet Again (Reino Unido), Katyusha (União Soviética) e In the Mood (Estados Unidos).

8 comentários:

  1. Quatro canções memoráveis mas depois sessenta e nove anos, os jovens só conhecem Adolf Hitler e nada mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou, eu tô caçando uma música que tem uma parte assim
      "Nao sei quando nem onde, mas iremos nos reencontrar em um dia ensolarado"
      Vc sabe qual é?

      Eliminar
  2. Podiamos acrescentar a "Bella ciao" da resistência italiana.

    ResponderEliminar
  3. "os jovens só conhecem Adolf Hitler e nada mais"

    Os jovens?! Quais jovens?
    Só se forem os daquele tempo!...

    ResponderEliminar
  4. Se é para acrescentar, também devem valer mais dois: o "chant des partisans" da resistência francesa... e, o "watt" da resistência eléctrica!

    ResponderEliminar
  5. Durante a Segunda Guerra Mundial os italianos e os franceses estiveram dos dois lados, os italianos mais dum do que doutro, os franceses mais doutro do que dum.

    ResponderEliminar