29 novembro 2009

«THE LARCH» ou NÃO HÁ CONÍFERAS INDÍGENAS DAS FILIPINAS

Asseguro que se trata apenas de uma coincidência o encadeamento de dois postes com títulos em inglês. O deste justifica-se pela evocação de um episódio da série Monty Phyton´s Flying Circus que tinha o título insólito – tipicamente no estilo Phyton – de Como Reconhecer Diferentes Tipos de Árvore de uma Grande Distância. E a primeira cena do episódio, como se pode observar no vídeo abaixo, é uma lição pedagógica – usando a pedagogia da época… – com a fotografia de uma árvore, acompanhada de uma voz imperativa (de John Cleese) identificando: – The Larch! Em português, fui descobrir, a árvore é uma conífera pouco conhecida entre nós, chama-se lariço, mas isso é o que menos importa.

O efeito cómico cria-se pela repetição. À medida que o episódio corre, como separador entre os sucessivos sketches, aparece uma nova lição que é sempre acompanhada da mesma fotografia da mesma árvore com as mesmas (não) explicações de John Cleese: – The Larch! Embora suponha que, ao contrário do lariço, elas não sejam empregues de forma deliberadamente humorística, as palavras eruditas com que Mário Crespo costuma enriquecer o discurso nas suas aparições televisivas têm um funcionamento muito semelhante. Há que primeiro a usar – como a palavra desassombro – para depois a repetir, de forma consolidada, em todas as formas imaginárias: desassombrado, desassombradamente, etc.
Li num blogue que Mário Crespo evoluíra entretanto para um novo vocábulo erudito do qual agora abusa com a mestria costumeira: judicatura. Ainda não dei por ele, talvez por não ouvir Mário Crespo com frequência. Mesmo assim devo ouvi-lo demais: ontem passei por um programa com ele, chamado Plano Inclinado, onde se criticava o nosso sistema de ensino, com a sua indignada concordância; mas dois dias antes, havia-o ouvido, no usufruto daquela excelente formação académica que se perdeu, a evocar Fernão de Magalhães e a situar a sua morte na Indonésia… Eu bem sei que os indonésios nunca foram gente de confiança, invadiram Timor-Leste e assim, mas os livros de História costumam culpar os filipinos pelo feito…

1 comentário:

  1. Estava eu toda curiosa para ver o que iriam dizer nesse programa e... não não vi o programa...

    :))

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.