16 setembro 2009

ESMIUÇAMENTOS DO PASSADO – OS POLÍTICOS E O SENSO DE HUMOR

A propósito deste último programa dos Gato Fedorento, e do problema que ele está a levantar, novo entre nós, o da necessidade que os nossos dirigentes políticos tenham que demonstrar em televisão que são espirituosos e que possuem senso de humor, creio ser bastante oportuno contar aqui uma história antiga de uns 40 anos atrás, quando esse mesmo problema se colocou pela primeira vez nos Estados Unidos.
A comédia de maior sucesso dos finais da década de 60 na televisão norte-americana chamava-se Rowan & Martin's Laugh-In (acima). O que caracterizava o programa era um estilo de humor que se baseava em sketches tipicamente curtos, rematados com uma punch line(*) que, muitas vezes, não só era já conhecida do espectador como era até emblemática do Laugh In como as frases Sock It To Me! ou You Bet Your Bippy!(**).
No auge da popularidade alguém da produção do Laugh In ter-se-á lembrado de convidar os dois candidatos às eleições presidenciais de 1968 a participarem no programa, num sketch em que apareceriam a dizer o já então famoso Sock It To Me!. O candidato democrata Hubert Humphrey declinou o convite, mas o republicano Richard Nixon aceitou-o (abaixo), num programa que foi para o ar há precisamente 41 anos, a 16 de Setembro de 1968.

Nas eleições, que tiveram lugar 7 semanas depois, Nixon veio a ganhar com uma vantagem mínima de 512.000 votos entre os mais de 31 milhões que qualquer dos dois candidatos receberam. Ficou sempre a conjectura se teria havido, e havendo, qual teria sido o, impacto da recusa de Humphrey ao convite do Laugh In… Na dúvida, para qualquer político, a regra permanece válida até hoje: quando convidado, há que aceitar, aceitar sempre…
É claro que Richard Nixon não mais deixou escapar a imagem do político espirituoso que até ia à televisão fazer uns gags. Sock It To Me! transformou-se num dos lemas da campanha para a sua reeleição em 1972, a tal que foi ganha a curto prazo nas urnas para depois ser perdida a médio prazo por causa de uma história ocorrida num edifício de escritórios chamado Watergate, história essa que não tinha piada nenhuma(***)
(*) Punch line é a frase do sketch concebida para provocar as gargalhadas da assistência.
(**) São expressões que têm um sentido múltiplo e são por isso difíceis de traduzir.
(***) Para os menos familiarizados, esta última fotografia foi tirada a 9 de Agosto de 1974 e nela Nixon está a abandonar pela última vez a Casa Branca, após se ter demitido.

Sem comentários:

Enviar um comentário